Tuesday, January 31, 2012

Foz do Iguaçu - Paraná - Brazil

Jurandir Lima has added a photo to the pool:

Foz do Iguaçu - Paraná - Brazil

Graffiti do: LUCAS WE

Este evento foi realizado entre agosto/setembro de 2010, em prol dos “Direitos das Crianças e Adolescentes”, contra o trabalho infantil, no qual participaram grafiteiros de três países: Argentina, Brasil e Paraguai. O projeto também simboliza a união dos povos da Tríplice Fronteira, em que os artistas pintaram cerca de 3.500m² nas laterais do viaduto que fica na BR-277, em Foz de Iguaçu, próximo à fronteira com o Paraguai.

Os temas abordados nos desenhos são: o direito de brincar; o direito à educação e à leitura; o direito à identidade e o direito à água. Segundo o grafiteiro paraguaio Oscar Montania, o “Oz”, que já trabalhou em projetos de grafite pela Organização das Nações Unidas em diversos países e coordenou a pintura, no interior do viaduto foi evidenciada as cores preta, branca e cinza, para simbolizar “um mergulho no Rio Paraná”.

Além do Oscar Montania, também participaram da grafitagem a Priscila Benitez, o David Linares e o Rolando Campos (Paraguai); o Lucas We (Argentina); o Renato Pontello, a Sica Oliva, o Zanatta e o coletivo Ya Basta (Brasil).

A grafitagem foi idealizada pela Cia. Teatro Amadeus e contou com o patrocínio da Itaipu Binacional, da Concessionária Eco-Cataratas, Sanepar e apoio do SESC local. No término dos trabalhos, o então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, foi prestigiá-lo e lá deixou sua assinatura, numa das paredes do viaduto.



No comments:

Post a Comment